Utilização de tilápia no controle biológico de cianobactérias
- Washington
- 27 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Andressa Stefany, Jamile Rozeno, Jefferson Alves, Lucas Pereira
Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, Rodovia BR 203, KM2, S/N, Vila Eduardo, Petrolina-PE, Brasil.
Um problema recorrente em represas, lagos e rios é a floração de cianobactérias, que está relacionada com o aumento descontrolado do fitoplâncton na superfície aquática, que impede a transparência da água, o que leva a um processo de desoxigenação. Além disso, as cianobactérias produzem toxinas que alteram a cor e o gosto da água.
Esse processo de floração é causado principalmente pelo descarte irregular do esgoto, tanto doméstico quanto industrial e da agricultura. Uma das possíveis soluções para o controle das cianobactérias, segundo Panosso et al. (2007), é a utilização da espécie de peixe Oreochromis niloticus, popularmente conhecido como Tilápia do Nilo.
O método utilizado por Panosso et al. (2007) foi verificar a quantidade aproximada de cianobactérias em cinco reservatórios do Rio Grande do Norte: Sabugi; Itans; Passagem das Traíras; Boqueirão de Parelhas e Gargalheiras, já que os mesmos são utilizados para consumo humano, e a quantidade de cianobactérias alteram a cor, o sabor e a qualidade da água. As amostras foram coletadas em dois pontos de cada reservatório, próximo e mais distante da barragem. A toxicidade da água coletada foi testada em camundongos da espécie Swiss. Foi verificado a morte de 100% dos camundongos testados.
A partir disso, foram preenchidos aquários com água coletada da barragem e colocado Tilápias do Nilo, sendo verificado que as mesmas consumiram entre dez e vinte gramas da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii (cepa ITEP-018).
Os resultados demonstraram que o uso da Tilápia do Nilo foi efetivo para o controle da cianobactéria Cylindrospermopsis raciborskii. Já que a espécie de peixe mencionada acima é facilmente encontrada em água doce e de baixo custo, possibilita o uso das mesmas nos mais diversos campos, como para consumo humano e para criação de animais.
.
Referências
PANOSSO, R.; COSTA, I.A.S.; SOUZA, N.R.; ATTAYDE, J.L.; CUNHA, S.R.S.; GOMES, F.C.F. Cianobactérias e cianotoxinas em reservatórios do estado do Rio Grande do Norte e o potencial controle das florações pela tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), Oecologia Brasiliensis, v. 11, n. 3, p. 433-449, 2007.


Comentários