Abelhas visitantes florais na Serra da Capivara, em caatinga do Sul do Piauí
- Washington
- 27 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Alexsander Bruno, Ana Carolina Cajuhi, Ana Karolina Lima, Ane Caroline Sampaio, Bárbara Fernanda e Emanuele Fernandes.
Universidade de Pernambuco Campus Petrolina BR 203, km 2, S/N, Vila Eduardo 56328903 - Petrolina, PE- Brasil.
As abelhas têm um papel muito importante na polinização das plantas. Na caatinga, com a vegetação xerófila predominante na parte nordeste do Brasil, elas têm papel importante na manutenção desse ecossistema. Na Serra da Capivara no Piauí, pesquisadores da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Viçosa realizaram uma pesquisa para observar a visitação de abelhas na vegetação da caatinga, analisando a importância da polinização de plantas feita por abelhas eussociais, ou seja, abelhas com alto grau de organização social.
O Parque Nacional da Serra Capivara está localizado no sudeste do Piauí, com clima no limite entre árido e semiárido, apresentando duas estações, a chuvosa e a seca. As abelhas africanizadas (Apis mellifera Linnaeus) e os meliponíneos são os grandes protagonistas nessa história, visitando principalmente plantas leguminosas.

Para a coleta de dados, o grupo de pesquisadores escolheu duas áreas com o intuito de observar os tipos de abelhas que visitavam as espécies de plantas. Eles coletaram as abelhas através de redes onde foram montadas em alfinetes entomológicos e etiquetadas. As coletas tiveram duração de 1 ano com intervalos mensais divididos em dois horários de visitação (manhã e tarde), observando a estação presente no momento da coleta, e o seu relevo nas duas áreas de pesquisa dentro do Parque.
Durante o tempo de pesquisa, foram capturadas as abelhas africanizadas e meliponíneos em 69 espécies de plantas angiospermas, pertencentes a 28 famílias. No primeiro local as abelhas africanizadas visitaram 11 famílias e 16 espécies, as abelhas meliponíneos visitaram 21 famílias e 35 espécies, e ocorreram visitações em 8 famílias e 9 espécies realizadas pelas duas abelhas. Já no segundo local, as abelhas africanizadas visitaram 9 famílias e 22 espécies, as abelhas meliponíneos visitaram 14 famílias e 32 espécies e as duas abelhas visitaram 5 famílias e 13 espécies.
Acredita-se que as visitas das abelhas nas espécies de plantas indicam um grande espectro de fonte de alimentos. O clima é um grande fator que interfere na visitação das abelhas, uma vez que o número maior de visitações ocorreu na estação chuvosa, onde é possível encontrar uma grande variedade de plantas, o que leva a um número maior de abelhas, até mesmo as mais raras.

Para o bom funcionamento e a manutenção da caatinga, a preservação das abelhas é de suma importância para que não haja a extinção de vegetação que precisa da ação dos polinizadores, promovendo a manutenção de espécies de flores e plantas e de fontes de alimento (como o mel das abelhas e os frutos das plantas) para outros animais, inclusive para grupos humanos.
Referências
LORENZON, M.C.A; MATRANGOLO, C. A.R.; SCHOEREDER, J. H., Flora Visitada Pelas Abelhas Eussociais (Hymenoptera, Apidae) na Serra da Capivara, em Caatinga do Sul do Piauí. Neotropical Entomology, v. 32, n. 1, p. 27-36, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ne/v32n1/15566.pdf.

Comentários